top of page

YOGA É ATIVIDADE FÍSICA?

Mariana Akamine. São Paulo, julho 2024.

WhatsApp Image 2024-02-23 at 15.36_edited.jpg

QUAL A DIFERENÇA ENTRE YOGA E OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS?

Muitas vezes vem esse tipo de pergunta pra gente: “qual é a diferença entre yoga e pilates?”, “pode fazer musculação e yoga?”, “yoga é esporte?”… Afinal, o yoga que praticamos é ou não é uma atividade física?

Vamos começar com uma resposta que pode levar a "olhares atravessados": sim, é. As posturas de yoga, que são a parte mais difundida no ocidente e o que a grande maioria de nós pratica, se chamam ásanas. O Hatha Yoga, com suas muitas variantes, é o yoga do ásana, que é, sim, uma prática física.

Oras, se alongamos, fortalecemos, flexionamos, estendemos, torcemos, invertemos, estamos trabalhando com nosso corpo físico, não? E podemos fazê-lo de forma muito eficiente e nutritiva.

A diferença está no objetivo: o que fazemos com o nosso corpo vai muito além dele. Ao trabalhar a nossa flexibilidade, estamos trazendo flexibilidade para nossa mente e nosso coração. Ao trabalhar força, ganhamos energia para olhar e enfrentar as batalhas da vida. Ao inverter, nos permitimos ver o mundo por outra perspectiva. E, através de tudo isso, trabalhamos foco e direção, diminuindo a frequência da mente e percebendo que somos muito mais que esse corpo físico que estamos trabalhando.

Portando, é importante ter consciência de que tudo isso acontece através, sim, de uma atividade física, porque nós, professores, somos responsáveis por uma prática segura e saudável para os noss@s alun@s. Sabemos que uma prática sem consciência corporal, sem conhecimento, pode machucar, tanto quanto qualquer outra atividade, e por isso esse discurso de que "não é atividade física" pode ser um tanto prejudicial. Não é só atividade física, mas é também. Inclusive porque, nessa vida, habitamos esse corpo e devemos cuidar dele com carinho. E porque, quanto mais consciência corporal, mais profunda é a prática, e quanto mais profunda, mais percebemos todas as suas sutilezas. 

A prática de ásanas algumas vezes é profunda e intensa, outras mais suave, mas não tem o exercício físico como fim, mas sim como meio. Nós, praticantes de ásanas, buscamos, através do nosso corpo, trabalhar todos os outros aspectos do yoga.

É através do nosso corpo que trabalhamos valores como tolerância, veracidade, respeito, acolhimento… é através dele que trabalhamos o nosso foco, nossas direções, nossos propósitos e desafios… nos conhecemos entre nossas facilidades, nossos limites e a forma de lidar com ambos… e desenvolvemos a capacidade de estar presentes.

Você pode também praticar asanas assim como faz pilates, corrida, musculação, balé… vai ser um belo exercício físico, se esse for o seu objetivo. Pode ser, e tudo bem! E pode fazer esses outros exercícios com a intenção de mudar a forma de estar na vida — e assim será, também. Tudo é válido! Mas a diferença é que o yoga não surgiu como uma atividade física, mas sim a prática de asanas foi criada dentro do yoga como um meio para se atingir algo maior. E isso não o faz melhor nem pior que nada, só é diferente.

Quer entender mais do que isso? Só praticando! Tem coisas que só a mente não dá conta de explicar, tem que fazer e sentir. Vem praticar com a gente e sentir na pele, na mente e no dia-a dia!

bottom of page