É ASSIM QUE COMEÇA UMA AULA NA CASA LUNA
Julia Vaz. São Paulo, novembro 2024.
Estátua de Brahma, o criador
Quem frequenta nossa casa, já percebeu que começamos sempre uma aula entoando algum mantra de abertura, e às vezes também encerramos a aula com algum destes mantras. Mas o que significam estes mantras e por que os entoamos?
A palavra mantra deriva da raiz “man”, que significa “pensar” – mesma raiz de “manas”, que significa “mente” – enquanto “tra” significa “instrumento”. Portanto, um mantra é um instrumento de conexão com a mente pura (citta), e de conexão desta mente pura com a energia primordial (prana).
Uma razão simples para entoar mantras no início das aulas é para que nos conectemos com a sabedoria ancestral do yoga através da reverência ao sânscrito, língua indiana atualmente “morta” (e colocamos aspas aqui porque ainda é incluída nas línguas oficiais da Índia por ser usada liturgicamente e nas práticas yoguicas e ayurvédicas). Esta conexão também se faz através da reverência às deidades hindus que representam, principalmente, os princípios de criação, manutenção e transformação.
Monumento a Vishnu, aquele que sustenta
Um outro motivo para entoar um mantra é a capacidade de, ao cantar de olhos fechados, estarmos completamente presentes, fazendo uma transição da atenção e consciência do mundo exterior para o mundo interior, para que a nossa prática de ásanas seja também realizada com esta mesma presença.
Compilamos aqui alguns dos nossos mantras preferidos com suas respectivas traduções e algumas explicações para nossas escolhas, para que você aprenda a entoar junto – ou simplesmente se conecte com o significado dessas palavras em sânscrito – e traga para a sua prática a intenção e reverência por detrás delas.
MANTRA A PATANJALI
Este mantra é uma reverência ao grande sábio que sistematizou os Yoga Sutras, uma das principais escrituras sobre yoga conhecidas ao redor do mundo. Historicamente, Patanjali pode ter vivido entre 500 e 200 A.C. Em “Luz sobre os Yoga Sutras de Patanjali”, B.K.S. Iyengar nos conta com detalhes a lenda de Patanjali, e explica que ele era tido como um svayambhu, uma alma evoluída que, por sua própria vontade, encarnou para ajudar a humanidade, assumindo, assim, uma forma humana, experimentando sofrimentos e alegrias, e aprendendo a transcendê-los.
YOGENA CITTASYA PADENA VACAM
MALAM SARIRASYA CA VAIDYAKENA
YOPAKAROTTAM PRAVARAM MUNINAM
PATANJALIM PRANJALIR ANATO’SMI
ABAHU PURUSAKARAM
SANKHA CARKRASI DHARINAM
SAHASRA SIRASAM SVETAM
PRANAMAMI PATANJALIM
Inclino-me perante o mais nobre dos sábios, Patanjali, que nos deu o yoga para a serenidade e santidade da mente, gramática para a pureza da fala e medicina para saúde perfeita. Inclino-me diante de Patanjali, encarnação de Adisesa, cujo corpo superior tem forma humana, que segura uma concha e um disco, que é coroado por uma serpente de mil cabeças.
SHANTI MANTRA
Este é o mantra da paz. É um lindo mantra de bênçãos e proteção para que a aula se desenvolva da melhor forma possível e para que haja respeito e paz entre alunos e professor(a).
“A palavra shanti é pronunciada três vezes porque nós temos três tipos de problemas: os que surgem da natureza, os que surgem dos relacionamentos e os que estão centrados no nosso próprio corpo-mente. (...) É por isso que dizemos shanti três vezes: para que haja paz em todos esses níveis”. Swāmi Dayānanda.
OM SAHA NAA VAVATU SAHA NAU BHUNAKTU
SAHA VIRYAM KARAVAA VAHAI
TEJASVI NAAVA DHITAMASTU
MAA VIDVISHAA VAHAI
OM SHANTI SHANTI SHANTI
Que estejamos protegidos e unidos.
Que a sabedoria nos preencha.
Que trabalhemos juntos, com energia e vigor.
Que nosso conhecimento seja iluminado e realizador.
Que não haja desavenças entre nós.
Que haja paz, paz, paz.
ASATO MA MANTRA
Gosto de comparar este mantra à Oração de São Francisco de Assis. É um lindo mantra para criar a intenção de remover qualquer obstáculo entre nós e nosso verdadeiro ser. Para que se dissipem as distrações que nos impedem de conhecer nossa verdade mais profunda.
OM
ASATO MA SADGAMAYA
TAMASO MA JYOTIR GAMAYA
MRTYOR MA AMRITAM GAMAYA
OM SHANTI SHANTI SHANTI
Que o ilimitado me conduza
Da ignorância para a verdade
Das trevas para a luz
Da morte para a imortalidade
Que haja Paz, Paz, Paz
GURU MANTRA
A palavra Guru significa “aquele que traz a luz”. Portanto, este mantra é uma reverência a todos os mestres e professores que nos iluminam e que permitem que continuemos compartilhando o conhecimento do yoga.
GURURBRAHMA GURURVISHNU
GURURDEVO MAHESHVARAH
GURUH SARSHTPARABRAHMAN
TASMAI SHRI GURAVE NAMAH
O Guru é Brahma (o princípio que cria a tudo),
o Guru é Vishnu (o princípio que preserva tudo),
O Guru é o Senhor Shiva (Maheshwara - o princípio que destrói e transforma a tudo)
O Guru é a manifestação direta do Supremo Espírito (Brahman),
Ofereço minha reverência ao Guru.
Monumento a Shiva, aquele que transforma
MAHAMRTYUNJAYA MANTRA
Este é um mantra ao Senhor Shiva, aquele que, na tríade hindu, é responsável pela transformação. Para que Shiva nos guie na nossa prática de desapego e transmutação de tudo aquilo que já não nos serve. Para que lidemos de maneira equânime com a mudança e a impermanência.
OM TRYAMBAKAM YAJAMAHE
SUGANDHIM PUSHTIVARDHANAM
URDHVARUKAMIVA BANDHANAM
MRTYOR MUKSHIYA MA’MRTAT
Oṁ. Peço àquele que tem três olhos, o mestre dos sentidos, o sustentador de tudo o que cresce, que me liberte do ciclo de condicionamentos e mortes. Assim como a fruta se desprende da planta quando está madura, que me leve da morte à imortalidade.
Sobre o mantra, bija mantra ou pranava OM ou AUM, temos muito a dizer também… mas fica para um próximo post!
Esperamos que este texto tenha te trazido um pouco mais perto da essência da nossa prática. E conta pra gente: qual desses mantras é o seu preferido?